quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Puxador pela frente x Puxador por trás

Puxador na posição vertical e muito utilizado para o desenvolvimento das costas, a adução da escapula é tracionada pelo músculo grande dorsal (costas). Com esse exercício criou-se um mito que relaciona a posição da puxada para frente e para trás, mito este que relata um desconforto na região cervical podendo lesionar, surgindo assim uma hérnia de disco cervical. Um profundo conhecimento de alguns fundamentos biomecânicos pode esclarecer e tornar eficiente e seguro este exercício

Analise biomecânica:

A puxada para frente isola mais a musculatura dorsal (costas )do que a puxada por trás da cabeça. O movimento para trás da cabeça contribui para a participação do peitoral maior no movimento.




O iniciante deve começar esse exercício, fazendo a puxada para trás da cabeça. Como o iniciante realiza o exercício com sobrecargas baixas, quando o movimento é realizado pela frente da cabeça, o centro de gravidade do tronco se desloca para fora da base se suporte (quadril), gerando um torque (tensão) no sentido da extensão do quadril, que de certa forma não deve ser executando por pessoas que tenham hérnia de disco lombar. Este torque é compensado pela contração dos flexores do quadril. Por isso, esta posição aumenta o estresse na coluna lombar e aumenta o risco de lesão.

Este exercício também proporciona uma contração isométrica (movimentos mantidos) dos extensores da coluna (principalmente com sobrecargas mais altas), colaborando para a manutenção da postura desta articulação. Porem ele não é indicado para que tenha hérnia de disco na região torácica e cervical.

Espero que esse texto possa contribuir e esclarecer sobre este exercício para um melhor movimento, melhorando e prevenindo lesões.


Prof. Esp. Ivan Luis Andrade Araujo.

Um comentário:

  1. Muito bom! Só quero ver qnd vai chegar nos exercícios de perna ein?! kkkkkkk

    ResponderExcluir