Frequência cardiaca mito ou realidade em treinos
Desde que entrei na faculdade me deparo com vários cálculos da Frequência Cardíaca (FC) e foi durante a minha experiencia com a ergoespirometria, concomitantemente com os estudos, me levaram a varios questionamentos e conclusões a respeito da Prescrição de Exercicios pela (FC). Por isso me pergunto: Séra a FC uma ferramenta válida na prescrição de exercicios como parâmetro de intensidade?
Na verdade a FC tem uma relação com intensidade, pois o VO2 (consumo de oxigenio) devido como o produto do Debito Cardiaco com Diferença Arterovenosa. Sendo descrita na fórmula: VO2 = DC x DAVO2, por sua vez o Débito Cardíaco é definido como quantidade de sangue que sai do coração durante um minuto que é calculado através da fórmula: DC = FC x VS, sendo FC (frenquecia cardiaca) quantidade de batimentos do coração por minuto e VS (volume Sístolico) quantidade de sangue que sai do coração a cada sístole ventricular esquerda, ou seja, contração ventricular esquerdo. E DAVO2 é definido como diferença de oxigenio do sangue arterial venoso, utilizada para medir a quantidade de oxigenia extraído so sangue arterial.
sendo assim existe uma entre VO2 e FC, mas essa relação só existirá e permanecerá direta enquanto não houver alterações nos outros componentes, pois se o aumento ou diminuição da FC não interferir no DC, deixará de existir uma correção linear entre ela e o VO2, fazendo com que valores meiores ou menores da FC acabem representando o mesmo consumo de oxigenio (VO2).
sendo assim existe uma entre VO2 e FC, mas essa relação só existirá e permanecerá direta enquanto não houver alterações nos outros componentes, pois se o aumento ou diminuição da FC não interferir no DC, deixará de existir uma correção linear entre ela e o VO2, fazendo com que valores meiores ou menores da FC acabem representando o mesmo consumo de oxigenio (VO2).
exemplificando: ao pegar um indivíduo e colocar para realizar de 50 minutos na esteira com uma velocidade constante, ou seja, sem alteração na intensidade, percebemos que a FC começará a aumentar, se compararmos a FC do quinto minuto com a FC do final do exercicio, irá existir uma grande diferença. e por que isso ocorre? É simples ao começar a caminhar, os musculos começam a realizar contrações, para isso ocorrer ele precisa consumir oxigênio, pois o musculo necessita produzir energia e transforma-la em energia mecânica, mas parte desta energia acaba sendo dissipada em forma de calor, kcal (quilocalorias).
Com isso a um aumento da temperatura interna, mecanismos da termorregulação é a evaporação do suor, crinado assim um resfriamento da pele. Então com o passar de tempo o corpo vai produzindo suor para controlar a temperatura corpórea, só que essa perda hidrica repercute no plasma (parte líquida do sangue) consequentemente há uma diminuição da volemia (quantidade de sangue circulante no corpo) e para manter o DC o coração é obrigado a aumentar os seus batimentos.
Por isso a FC não é um indicador muito leal de intensidade, ela sofre influência de vários fatores como: estresse emocional; consumo de cafeínas e cigarros; horas de sono; hora do dia; temperatura; estado de hidratação entre outros. O que permite para um mesmo tipo de treino haver diferenças na resposta da FC. Ainda existem os casos dos indivíduos que fazem o uso da Beta-bloqueadores o que impede que a FC aumente significativamente.
Outro fator que acaba atrapalhando a precisão da FC é o modo como ela é prescrita, muitos utilizam as formulas de prescrição da FC maxima (FCM) através da idade, o que já apresenta um alto erro padrão de estimativa.pois nem todo mundo que tem a mesma idade irá apresentar a mesma FCM. A forma mais adequada seria obter essa FC máxima atraves de um teste de esforço máximo. Outro erro comum é calcular o valor da FC de treino (FCT) através do percentual da FCM, fazendo isso admite-se que o coração começa a bater do zero, oque não é verdade pois temos uma FC mínima, conhecida como FC basal. Mas mesmo aqueles que utilizam a FCM através do teste de esforço máximo, que calculam a FCT utilizando a FC basal através da formula de Karvonem cairão no erro comentado do parágrafo anterior.
Na minha concepção, a FC deve ser usada como um parâmetro de perrcepção de esforço e indicador do estado fisiologico do individuo. Apenas isso, para obter um valor de intensidade de treinamento mais exato, prescreva através do VO2 Maxímo (Consumo Máximo de Oxigênio), que pode ser obtido através de fórmulas preditivas nos testes de pista (forma direta)
em construção....
Prof. Esp. Eduardo Bitencourt
Binho, será que vc poderia fazer um post explicando um pouco sobre Whey Protein ? Queria comprar um, mas são tantas marcas e tantos preços que fiquei perdida. E Qual vc indica?
ResponderExcluirVey, sucesso esses posts!
ResponderExcluirPow, eu curtiria um sobre whey protein (e outros suplementos famosos). Estou usando o whey aqui, em pouca quantidade, e gostaria de saber se realmente funciona.
Abração!