quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CORRIDA DE RUA

CORRIDA DE RUA: USO DOS DIFERENTES MÉTODOS NA PREPARAÇÃO FÍSICA DOS ATLETAS EM SALVADOR
TIAGO JORGE DOS SANTOS BISPO
Licenciado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador
Pós-graduado em Metodologia da Educação Física e Esporte -Uneb


RESUMO
Um dos esportes que vem em constante crescimento, a corrida de rua passa por um grande momento na cidade de Salvador com a inclusão de diversas provas no seu calendário estimulando a criação de clubes de corrida e a prática das diversas pessoas na sociedade. Além de ser uma modalidade muito atraente, fornece diversos benefícios para aqueles que aderem a sua prática. No presente estudo iremos identificar o uso dos diferentes métodos de preparação física dos atletas de Salvador. Foi realizado um estudo observacional em 06 clubes de corrida de Salvador com intuito de detectar os métodos utilizados pelos treinadores para condicionar seus atletas e foi observado que a maioria dos treinadores segue um padrão de acordo com as etapas do treinamento e tipo de prova a ser realizada pelos atletas.
Palavras=chave: Exercício Físico, métodos, corrida.
1 INTRODUÇÃO
A corrida de rua é um dos esportes que vem cada vez mais crescendo em Salvador. O grande crescimento deste esporte está relacionado ao envolvimento e benefícios que a corrida traz para os praticantes. A cada ano que passa é notória a quantidade de provas que são organizadas e realizadas nas mais diferentes distâncias, percursos e características na cidade de Salvador. Com tudo isso, é de extrema importância adequar os métodos de treinamento ao objetivo e biótipo do atleta. Neste artigo, analisa-se as diversas metodologias escolhidas pelos treinadores de corrida na cidade Salvador.
Quando se fala em treinamento de corrida ou de qualquer outro esporte pensa-se logo em volume e intensidade que, juntos, são os principais parâmetros no planejamento e na montagem dos treinamentos de corrida. Na corrida há diversos tipos de treinos e metodologias aplicadas pelos treinadores para preparar seus atletas. Existem muitos treinos específicos para desenvolvimento do atleta, amador ou profissional, como os intervalados, longões, fartleks, treinos de ladeira, regenerativos e de areia. No presente artigo vamos verificar passo-a-passo todos os métodos e tipos de treinos usados pelos treinadores de corrida na cidade de Salvador e analisar sua adequação ao tipo de prova realizada pelo atleta.
MÉTODO CONTÍNUO
No método contínuo estão presentes os treinos regenerativos, os longões, os treinos de ladeira. Os regenerativos são treinos geralmente utilizados no final de cada microciclo de choque e conhecido como repouso ativo, por ser uma corrida de baixa intensidade ou caminhada, que auxilia na recuperação do corpo após o treino, já os longões é geralmente o ultimo treino da semana, é conhecido desta maneira por ter em sua característica a maior distância a ser percorrida na semana. O longão é um treinamento mais lento no qual enfrentar a distância é seu principal objetivo com intuito de adaptar o corpo a suportar distâncias mais prolongadas e provas mais duradouras. Os treinos de Ladeira são treinos que exigem um pouco mais do físico do atleta, pois, é um treinamento específico altamente desgastante que envolvem subidas e descidas onde os atletas simularão trechos de provas que servirão na preparação física e psicológica do atleta ( FORTEZA, 2004).
MÉTODO INTERVALADO
Segundo Pogere (1998), o treinamento intervalado consiste na aplicação repetida de exercícios e períodos de descanso de modo alternado. Sua prescrição fundamenta-se na intensidade e tempo de duração, sendo a intensidade e a duração controladas.
O metodo intervado surgiu na Alemanha, no ano de 1936, como treinamento para o grande atleta Emil Zatopek. Na realidade, foi o alemão Toni Nett, treinador e professor de Educação Física, que investigou experimentalmente o fracionamento da distância no treinamento do atleta Harbig e escreveu alguns artigos cuja repercussão alcançou a Tchecosloováquia e chegaram as mãos do treinador de Emil Zatopek. Seu treinamento desmascarou seu imitadores, que caíram na armadilha de pretender generalizar um procedimento tão singular em altos níveis, prejudicando a trajetória desportiva de muitos atletas pela falta de conhecimento e investigação sobre os efeitos que este sistema de treinamento produziria como conseqüência do trabalho  em distâncias de 200 a 400 metros com muitas repetições ( VINUESA, 1988 ).
No método intervalado sua principal característica é a alta intensidade aliada a intervalos que servem para o repouso do atleta, também conhecido como tiro, é um dos exercícios mais utilizados pelos corredores e também um dos mais cansativos. Ele consiste em uma corrida num ritmo acima do normal, aliado há intervalos já estabelecidos. É um treinamento muito utilizado para aumento de velocidade e de tolerância ao lactato sanguíneo.
MÉTODO VARIADO
No método variado sua principal característica é a variação da velocidade na qual o atleta corre momentos num ritmo forte e momentos num ritmo fraco, o mais difundido e utilizado pelos atletas é o Fartelek. É um tipo de treino variado que em sua tradução quer dizer brincar de correr o que geralmente acontece nesse tipo de treinamento já que ele alia ritmos fortes e fracos sem intervalo. As variáveis são ritmo e velocidade, onde esse tipo de treino desenvolve no atleta as capacidades especiais de resistência (FORTEZA, 2004).
Fartlek é um treinamento informal que aplica o jogo da velocidade em corrida alternada ou em diversos ritmos, sendo uma adaptação relativa do treinamento contínuo e intervalado, ficando a cargo do próprio atleta a determinação da intensidade do treinamento, baseando-se em “como se sente” no momento do treino. Este tipo de treinamento difere justamente do treino intervalado na questão da determinação sistemática dos intervalos de exercícios e de recuperação - não há manipulação destes períodos, (MACARDLEY, KATCH & KATCH, 1998).
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Hoje em dia, cada vez mais observamos que as pessoas se preocupam com qualidade de vida, obesidade, sedentarismo, doenças coronárias e inúmeros assuntos relacionados a falta de atividade física. Mas não é de agora que descobrimos que os exercícios físicos contribuem para o bem estar físico e mental. Então, após leitura de diversos autores, conclui-se que, talvez chegamos ao máximo do conhecimento sobre os métodos que são possíveis de executar. No meu entendimento, o método continuo é o mais indicado para ser feito, pois além de ser o mais fácil de executar é o que melhor consegue manter constante a intensidade durante o exercício e principalmente em sua zona de treinamento aeróbico.
Portanto foi constatado que o uso dos diferentes métodos na preparação física dos atletas em Salvador são muito aplicados pelos treinadores, sendo eles os contínuos, intervalados e variados. Alguns se destacam, pois são utilizados nas diversas fases do treinamento sendo eles: o método contínuo que é muito utilizado para adquirir base aeróbia e método variado sendo o mais usado o fartlek que é indicado para adquirir a resistência aeróbia nos atletas.

Um comentário:

  1. To tentando falar com vc, mas nao te acho em lugar nenhum desse mundo!!! Liga pra mim, tenho varias coisas pra contar!!!!!!
    Baloo - 19-78281552 ou 19-38948466
    Bjo Baheeeeeeea!

    ResponderExcluir